Pastor cheio da graça e de graça

Publicado em 1 de novembro de 2013

Graça e paz sejam da parte de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo

 

 

O blog Diário de Bordo é visto com um blog de crítica. E é. Mas crítica não significa algo negativo, é ou num é verdade?! Criticamos sim a postura de tele pastores, estrelas do mundo gospel, obreiros mercenários e todo esse balaidegato que virou a identidade do cristão protestante, porque apesar de não pedirmos, eles nos representam. A mídia não julga o cristão por mim e por você que pegamos o ônibus lotado às 6h da manhã, mas julga pelo grupo de louvor que vai no “Esquenta” ou pelo Apóstolo que ta pedindo 21 milhões de reais para sanar sua dívida com televisões. Portanto, hoje quero aqui citar outro integrante do movimento evangélico que vem conquistando espaço com um estilo muito peculiar e extremamente marcante.

 

 

 

Tenho ouvido muitas mensagens do Pastor Cláudio Duarte. Um carioca, com jeito de mineiro da roça.  Hoje pastor, foi conhecido primeiro como irmão Cláudio Duarte, depois Presbítero, Conferencista e este ano assumiu como Pastor duma congregação. Pastor Cláudio tem tido grande repercussão com suas mensagens direcionadas à vida conjugal, familiar e na instrução de líderes. Com uma linguagem simples, despojada (característica dos fluminenses), porém com uma mensagem recheada de conteúdo tem edificado e abençoado vidas por todo o Brasil (e nos últimos tempos chegado ao exterior). Tiradas engraçadas, verdades faladas de uma forma que não estamos habituados dentro das igrejas, que retiram o tom formal e poucas compreensível para algo aplicável e de fácil absorção, é ou não é verdade?! Reconhecimento que levou o pastor a ser convidado no “Programa do Ratinho” e “Agora é Tarde” e em entrevistas bastante respeitosas tratar de temas como adultério, masturbação, relacionamento, entre outros. Aí chega um ponto. Como um pastor que alguns ignorantes chegam a afirmar que faz um stand up gospel, como o título de vários vídeos no youtube é respeitado num programa de humor como o do Gentili ou num programa popular como o do Ratinho?

 

 

 

Como admirador e apreciador das mensagens, acompanho os comentários em vídeos do youtube e percebo a ignorância gospel. Muita gente que critica a forma como o pastor palestra suas mensagens. A inserção de pequenas anedotas, tiradas engraçadas para alguns crentes é um desrespeito ao púlpito, profanam a religiosidade e sacralidade do templo e da palavra de Deus. Por que se criou a ideia de que o crente, tem que ser fechado, sisudo. Se você está transmitindo a palavra de Deus então, não deve nem ao menos provocar uma risada. Agora, quem leva mais a palavra de Deus a sério? O cara que a transmite com sacadas engraçadas, usando expressões do dia a dia e exemplos cotidianos, ou quem compra e não paga? O camarada ou a camarada que se veste de modo indecente? Ah não, isso é normal, mas o pastor subir num púlpito e falar a palavra de Deus com algumas sacadas engraçadas é ultrajante. Isso tem nome: farisaísmo!

 

 

 

Como disse, o que leva então um pastor como esse a ser tratado de forma respeitosa num talk show de humor? Eu digo. Credibilidade! A não hipocrisia, a transparência, a personalidade única. E a seriedade. Por que uma coisa é o pastor brincar que tu deves “dizer que sua mulher é linda nem que seja pela fé”, num sentido de motivação para o bom relacionamento conjugal, mas na hora que perguntar se é lícito o cristão possuir um sexshop ser firme em afirmar que não. Ou alguém é tão ignorante que alguém casado para acreditar que alguém casada há mais de 15 anos afirma de forma séria que “Adão era muito feliz e Deus incomodado com a felicidade de Adão decidiu criar Eva”?  Dizer que Dizer que Jesus inventou o primeiro Mc fish da história na Palestina durante a multiplicação dos pães é alguma heresia? Que Jesus era um cara bem humorado?

 

 

 

Aprendi que a boa comunicação não é o falar bem, com correção, usar aquela linguagem gospel da qual fomos adestrados. A boa comunicação consiste no receptor compreender a mensagem. Jesus fazia isso, contando verdades através de parábolas. A língua do povo, não a teologia dos fariseus. E até com algum bom humor. Certa vez fizeram uma pergunta pra Jesus ele disse que responderia se os fariseus respondessem de quem era o batismo de João (Mt 21.23-27) Proveniente de Deus ou dos homens. Como não tiveram resposta, Jesus disse: se vocês não vão me dar resposta eu também não respondo vocês é ou num é verdade?!

 

 

 

Problema é que nos cercamos da religiosidade que nos é apresentada. Normal é uma cantora que canta o fogo, o poder ser divorciada e casar com um famoso senador. Normal é a ministra de louvor de um famoso grupo arrastar pelo cão do palco e rugir como um leão. Normal é o cantor ai que arrasta multidões receber cachê e não aparecer no show. Precisamos de mais pastores “anormais”, que fujam ao padrão estereotipado e sejam transparentes no momento de pregar, que tragam alegria ao coração e edificação para a alma. Já chorei de rir com algumas frases e colocações do pastor, mas também já chorei sendo edificado pela profundidade da mensagem. Aliás, fica o conselho aos pregadores. Não aproveitem este ensejo para tentarem ser engraçados, porque aquilo que não é natural não traduz credibilidade, é ou não é verdade. E se posso indicar recomendo mais uma vez que ouçam e acompanhem as mensagens do Pastor Cláudio Duarte. Um grande homem de Deus que brinca de dizer verdades, ou como o próprio se resume na frase de Charles Chaplin:

“Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido as verdades que eu insisto em dizer brincando.”

 

 

Indico esta página (não oficial) do facebook que trás frases mais marcantes e melhores do pastor Cláudio Duarte. Clique Aqui! Divirta-se e seja edificado em Nome de Jesus

 

 

 

 

 

Do marinheiro de primeira viagem

 

 

 

Soli Deo Gloria!

@sigaomarinhero

 

 

 

Ouça nosso PodCast:

Comunique: contato@diariodebordo.net.br

Siga:http://www.twitter.com/podcastdb

Curta:http://www.facebook.com/blogdiariodebordo

Navegue:http://www.diariodebordo.net.br

[DIÁRIO DE BORDO]
[DIÁRIO DE BORDO]
Blog de Critica Cristão, que visa promover o evangelho puro e simples de forma alcançável, segundo nossa declaração de fé em Cristo, que tem como base as sagradas escrituras bíblicas.

PLAYLIST PODCAST

PARTICIPANTE POR EPISÓDIO

CATEGORIAS